Nelly news direct to your email:
|
|||||||
| Notices |
Português
![]() |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
João
![]() |
Os 10 Grandes Portugueses
Os 10 Grandes ? um programa que tem vindo a ser famoso nos pa?ses ocidentais (incluindo Am?rica), contudo, ? em Portugal que tem vindo adquirir maior pol?mica. O facto de se encontrar o Presidente do Conselho do Estado Novo Portugu?s, ? o que gera mais pol?mica. Muito desta pol?mica surge pelo facto de ainda n?o haver distanciamento historia, para que, cientificamente se estude o que foi o regime autorit?rio que vigorou entre 1932 at? 1974.
Assim, gostaria que aqui no f?rum, civilizadamente, discut?ssemos quem, para cada um, ? um grande portugu?s. (Se quiserem, como eu estou a Fazer trabalhos a n?vel politico, posso-vos dar bastante informa??o (correcta e n?o falaciosa) de Salazar e ?lvaro Cunhal. entre outros. eis a lista por ordem alfab?tica, para que n?o haja duvidas: D. Afonso Henriques ?lvaro Cunhal Ant?nio de Oliveira Salazar Aristides de Sousa Mendes Fernando Pessoa Infante D. Henrique D. Jo?o II Lu?s de Cam?es Marqu?s de Pombal Vasco da Gama _____________________________ Aqui indico a minha lista de favoritos: Vasco da Gama Aristides de Sousa Mendes Ant?nio de Oliveira Salazar D. Afonso Henriques Fernando Pessoa Marqu?s de Pombal Lu?s de Cam?es Infante D. Henrique D. Jo?o II Alvaro Cunhal |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Pedro José
![]() Join Date: 29th Sep 03
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Re: Os 10 Grandes Portugueses
Porqu? um D. Jo?o II t?o em fim de lista?
|
|
|
#3 |
|
João
![]() |
porque considerei assim o mais justo. Ali?s de D. Jo?o II ter tido um important?ssimo papel na conquista de "mares nunca antes navegados"
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Pedro José
Desculpa, acho que n?o entendi.
De qualquer das formas, colocaria o D. Jo?o II, pelo menos, nos 3 primeiros porque, para al?m da sua import?ncia no dom?nio dos mares (que levou ao ponto m?ximo da Hist?ria do nosso Pa?s), foi tamb?m ele que definiu um Portugal moderno. ![]()
|
|
|
#5 |
|
João
![]() |
N?o ? uma quest?o de "entenderes".
? uma quest?o de cada um - como aqui os crit?rios dependem dos gostos e sensibilidades de cada um, eu coniderei d. Jo?o um dos ultimos, por muito que valorize os seus feitos para a conquista de novos mares! |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Pedro José
? uma quest?o de 'n?o entendi' dado que n?o entendi o que escreveste (e s? nesse sentido).
Capisce?
|
|
|
#7 |
|
Say: Olhos
![]() |
O qual eu acho de deve ganhar ? o D.Afonso Henriques, acho que as raz?es s?o ?bvias. Para este tipo de programa ou que quer que chamem a isto, ele ? realmente o ?nico que faz sentido ganhar, isto, na minha maneira de ver a coisa. Por outro lado se me perguntassem qual o meu favorito, diria Fernando Pessoa.
Acho mesmo mau gosto para n?o dizer outra coisa, terem posto Salazar na lista dos 100, por muito que venham dizer que fez muitas coisas belas e deslumbrantes, de uma intelig?ncia e efic?cia jamais vista entre outras virtudes e ac??es fant?sticas (dizem alguns), acho que no fim de contas o saldo ? extremamente negativo para Portugal, h? coisas que sinceramente n?o d? para entender, mas se calhar sou eu que preciso de mais gin?stica mental. O facto de ele ter chegado at? a lista dos 10 ? melhor nem falar.
|
|
|
#8 | |
|
Pedro José
Quote:
![]()
|
|
|
|
#9 | |
|
João
![]() |
Quote:
sim, podias ter sido tamb?m mais explicito. |
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
João
![]() |
"Acho mesmo mau gosto para n?o dizer outra coisa, terem posto Salazar na lista dos 100, por muito que venham dizer que fez muitas coisas belas e deslumbrantes, de uma intelig?ncia e efic?cia jamais vista entre outras virtudes e ac??es fant?sticas (dizem alguns), acho que no fim de contas o saldo ? extremamente negativo para Portugal, h? coisas que sinceramente n?o d? para entender, mas se calhar sou eu que preciso de mais gin?stica mental. O facto de ele ter chegado at? a lista dos 10 ? melhor nem falar”
Quanto a Salazar estar nesta lista, eu s? tenho uma coisa a dizer – ganhou finalmente alguma coisa de forma democr?tica liberal. Acrescento o facto de que Salazar, foi sem duvida nenhuma, uma figura importante para a nossa hist?ria. Quanto ? sua actua??o foi tanto de positiva como de negativa. N?s ? que ainda n?o temos o diatnciamento hist?rico suficiente para fazeremos uma analise cientifica e objectiva dos factos, pois, temos sempre os dogmas dos “Resistente Anti-Fascistas” que manipulamos dados. “o Sr. Salazar fez imensa coisa (m?) ao nosso Pa?s durante d?cadas, ? da? que vem a sua import?ncia ou, se preferires, influ?ncia.” O adjectivo “m?” ? demasiado pessoal. Tudo depende do ponto de vista. Hoje, para quem sabe, vivemos sob ainda mecanismo que ele criou, como por exemplo o INATEL (antiga FNAT), o SASE (antiga obra das m?es), Transportes p?blicos nacionais ( Antiga rodovi?ria nacional), para alem da Ponte 25 de Abril (antiga ponte Salazar) e de todas as estradas nacionais deste pa?s. H? uma coisa que os portugueses todos t?m que entender “Para se julgar ? preciso compreender e perceber” (Fernando Dacosta), pois muito daquilo que ? dito, n?o ? ver?dico, muito menos factual. Nunca existiu fascismo em Portugal, pelo simples facto de que o fascismo se baseia na direc??o militar, quanto que aqui em Portugal, foi feita por um Professor de Economia da Universidade de Coimbra. Salazar baseou-se no modelo italiano de fascismo para construir um governo ? sua imagem, ? por isso, que se chama SALAZARISMO ou ESTADO NOVO, nunca fascismo ou ditadura. |
|
|
|
![]() |
| Bookmarks | |||
Digg
|
del.icio.us
|
StumbleUpon
|
Google